Raio-XIS visita em pormenor Cave Story

Uma viagem até as Caldas da Rainha para vos trazer Cave Story, a banda que se caracteriza como a fusão do punk com o indie dos anos 90.

Aqui fica o Raio-XIS

40685445_1797297103702030_6535511245942947840_n.jpg

Fotografia Filipa Pinto Machado

1. Qual o vosso percurso musical?

Pensando em retrospectiva, neste 4/5 anos em que temos a banda podemos dizer que neste momento já tivemos sorte de poder correr Portugal inteiro de Norte, Sul e Centro, desde as mais pequenas cidades e salas até às maiores cidades e salas com bastante reconhecimento inclusive alguns festivais. Também já nos aventurámos pela Europa o ano passado e foi uma experiência tão gratificante que vamos voltar a repetir agora em
Novembro. Musicalmente falando já contamos com 2 Ep’s, Spider Tracks e  Garden Exit e tivemos sorte que este primeiro foi o que nos levou a tocar com mais regularidade e que pensámos seriamente em fazer disto as nossas vidas e não apenas amigos que gostam de fazer música só por gozo (o que também é verdade). E temos também dois álbuns, West e o Punk Academics lançado recentemente. Neste momento estamos muito entusiasmados por este novo trabalho e por podermos voltar a tocá-lo tanto em sítios novos como em tocar em salas onde já fomos muito bem recebidos.

2. Como caracterizam o vosso projecto?

Somos uma banda de 4 rapazes do uma pequena cidade do oeste chamada Caldas da Rainha e fazemos um cruzamento entre o punk e o indie dos anos 90.

3. Referências do mundo da música? 

Pegando neste disco novo, Punk Academics, uma das nossas maiores referências são mesmo a cena punk dos anos 80/90 e toda a sua essência DIY (Do It Yourself) que é precisamente a maneira como trabalhamos e fazemos as coisas por nós. Tudo um conjunto de bandas e factores que nos influenciaram e da maneira como vemos as coisas.

4. Quais são os vossos filmes/livros favoritos?

Existe um livro que penso que lemos todos ou quase todos que se chama “Our Band Could be Your Life”, que se trata basicamente de um relato temporal de diversas bandas entre 1981 e 1991 e as suas histórias. Bandas como, Black Flag, Minutemen, Minor Threat, Husker Du, The Replacements, Sonic Youth Butthole Surfers, Dinosaur Jr. entre outras. O livro conta histórias incríveis de diversos momentos que estas bandas passaram, tais como concertos e gravações de discos e é engraçado pensares como essas histórias podem em algum momento cruzar-se com as nossas.

5. O que vos encanta no mundo enquanto artistas? 

Nós como músicos gostamos imenso de compor e de criar. E termos possibilidade de fazer isso quase fulltime é de uma satisfação enorme. Depois temos possibilidade de ir visitar sítios que nunca pensámos que seria possível ir e fazer o nosso trabalho. É bastante gratificante.

6. Se a vossa música pudesse mudar alguma coisa na mentalidade das pessoas o que gostariam que fosse? 

Mudar a mentalidade não digo, mas queremos que as pessoas se identifiquem com a nossa música e só o facto de se identificarem nem que seja com uma letra ou uma mensagem nossa e provocar essa reacção já é bastante fixe.

7. Onde gostariam de tocar ao vivo?

Já tivemos tantas surpresas tanto em cidades grandes ou localidades pequenas que é sempre relativo. Podes ter um grande concerto por exemplo Monção, que é uma vila mas o ambiente e as pessoas de lá são incríveis. Mas temos um desejo grande de poder tocar pelo Mundo inteiro, é uma resposta um bocado cliché mas só queremos tocar no maior número de sítios e chegar ao maior número de pessoas possível.

8. Quais os vossos projectos para o futuro?

Neste momento passa por tocar este disco ao vivo, no meio desse processo o mesmo que temos feito. Compor e fazer música que nos entusiasme como músicos ou como pessoas.

9. Descrevam-se numa palavra

Profissionais

Advertisements
This entry was posted in Raio-XIS and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s