Sons D’Cave abrem a porta para – Gloom & the Crows

Se existe um artigo que me dá um gostinho especial fazer, é este! Gosto de conhecer bandas novas, pessoas criativas e quem não tenha medo de apostar em algo que o faça feliz e realizado.

Foi isso que senti a primeira vez que troquei palavras com a Tatiana Santos, que é na música que se sente feliz e que por isso não teve qualquer receio em “pegar o touro pelos cornos” como banda de uma mulher só! Hoje os Gloom & the Crows já se afirmam como banda, mas fazia todo o sentido em que fosse a sua mentora a apresentar o projecto em nome próprio.

Espero que gostem!

30020499_838939699626453_449932041_n.jpg

Eva Gloom é pseudónimo para Tatiana Santos, 39 anos, nascida em Moçambique em 1979. Cedo começou a desenvolver o gosto pela música. Inscrita pela primeira vez numa escola aos 4 anos, começou muito precocemente o contacto com instrumentos musicais – neste caso, o piano. Nessa altura, mesmo não sabendo se queria ou não aprender aquele instrumento, começou a desenvolver o treino auditivo e a sensibilidade musical. Aos 12 anos largou o piano para começar com a guitarra acústica. Perdida por entre roupeiros e teias de aranha, estava uma antiga guitarra do seu pai, ainda com canções de abril (letras e acordes) que começou a praticar. Neste momento sempre de forma autodidata, como muitos dos seus colegas, a guitarra era uma ferramenta de aproximação social e de relaxamento. Ia para a escola, ia para a rua e servia de intermediário para os stresses e angústias da adolescência. Há dois anos e após muitas brincadeiras com a música, bandas de garagem, etc. decidiu começar a dedicar-se de forma mais profissional. Fez parte de algumas bandas de covers Rockabilly, para além de duetos e trios acústicos de animação nocturna mas foi nos originais e na composição que encontrou o seu objectivo. O projecto Gloom & the Crows começou por ser apenas Eva Gloom sem Crows. Nasceu o ano passado como solo act e depois dueto na sua vertente acústica.

29939060_838939702959786_2072755870_n.jpgEva Gloom começou por compor e escrever os seus próprios temas, inspirados nas vivências, nas “estórias” e nas experiências dos que a rodeavam também. O tom pesado e reflexivo dos temas existe precisamente porque a composição serve o efeito catártico. Este ano, porém, sentiu a necessidade de expandir o projecto e de lhe acrescentar outros contributos e sonoridades. Entraram os “Crows”. Esta fusão de experiências, backgrounds e estilos vem enriquecer o projecto que agora já não é só de Eva Gloom mas da banda que, na próxima semana, reúne em estúdio para a gravação do primeiro single – Time Flies. Um tema menos dark e mais folk que fala sobre a passagem do tempo, aquilo que somos e aquilo que ambicionamos ser. Sobretudo um tema muito para as mulheres que se vêem envelhecer e lutam para conseguir preencher de forma exemplar todos os diversos papeis sociais que lhes são atribuídos, muitas vezes de forma desgastante.

Tatiana Santos dedica-se à arte de uma forma geral nas suas várias vertentes. Não apenas na música mas na escrita e na fotografia, usando cada técnica como forma de libertação emocional e transformação energética pessoal. Para os Gloom & the Crows tem ambiciosos objectivos. Levar o folk um pouco por todo o país e não só. Sente agora ter reunido a “equipa” certa para levar a melancolia dos Corvos à luz das velas um pouco pelos quatro cantos.

O que esperar de um concerto de Gloom & the Crows? Muita melancolia, muita reflexão e simplicidade. Nas suas inspirações para compor estão artistas como Nick Cave, Scott Kelly (Neurosis), Steve Von Till (Neurosis), Townes Van Zandt ou Chelsea Wolf. Ora mais dark wave a fazer lembrar Peter Murphy, ora mais tradicional a remeter para a nossa tradição celta ou ainda mais country a levar-nos para paragens do outro lado do Oceano, Gloom & the Crows são uma aposta diferente na música original que por cá se faz.

Advertisements
This entry was posted in Sons D'Cave and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s