Raio-XIS visita em pormenor – Ash is a Robot

O Raio-XIS foi feito ainda no ano passado, mas como mais vale tarde que nunca aqui fica a “chapa” da banda setubalense Ash is a Robot

Esperamos que gostem e que continuem a apoiar e bem as bandas nacionais.
Rock on \m/

unnamed.png

1.Qual o vosso percurso musical?

Os Ash is a Robot começaram em 2012, numa união de 5 amigos já com experiência de outras bandas do panorama underground nacional. O álbum de estreia sai em 2013, com um EP de versões acústicas desse mesmo álbum a sair em 2015. Em novembro de 2017 sai o segundo álbum de longa duração, “Return of the Pariah”, que conta com ao todo 12 feats e que foi financiado por uma campanha de crowdfunding. Ao longo destes anos de existência a banda conta já com várias tours nacionais e europeias, com mais de 300 concertos dados, tendo já partilhado palco com bandas como por exemplo. Bury Tomorrow, Hands Like Houses, Our Last Night, The Color Morale, Three Trapped Tigers, More than a Thousand, Hills Have Eyes, Bizarra Locomotiva. A atitude DIY está sempre presente, quer na gravação dos seus trabalhos e na forma como se atiram à estrada. Após algumas mudanças de line-up, os Ash is a Robot são hoje um quarteto composto por Cláudio Aníbal (voz), Francisco Caetano (Guitarra), João Descalço (baixo) e Vasco Rydin (Bateria)

2.Como caracterizam o vosso projecto?

Os Ash is a Robot são o escape criativo de 4 amigos que partem do peso e brutalidade do punk e hardcore, bebendo outras influências e assumindo uma postura mais alternativa, com ênfase nas explosivas actuações ao vivo.

3.Referências do mundo da música?

Refused, At the Drive-In, The Mars Volta, Everytime I Die, The Dillinger Escape Plan, Converge, Dance Gavin Dance, Genesis, Yes, 80’s.

4.Quais são os vossos filmes/livros favoritos?

Para além da música, o cinema e o género sci-fi em especial é uma das principais fontes de inspiração. Alien (o nome da banda já o denuncia), Blade Runner, Inception, Donnie Darko, Kill Bill, Fight Club, Coherence, Primer, entre outros (o nosso primeiro álbum tem letras inspiradas nalguns destes filmes).

5.O que vos encanta no mundo enquanto artistas?

Enquanto artistas e levando isto quase como se fosse uma profissão é a quantidade de coisas que podemos fazer com a nossa música, todo o tipo de influências que por aí existem, porque realmente gostamos de muitas formas diferentes de música e arte. Nesta banda a nossa atitude é a de fazermos aquilo que queremos fazer, seja um cover inesperado, concertos em moldes diferentes, participações especiais etc. Não temos medo de assumir uma postura diferente ou seguir uma direcção musical que se calhar muita gente não nos imaginaria a percorrer.

6.Se a vossa música pudesse mudar alguma coisa na mentalidade das pessoas o que gostariam que fosse?

Não pensamos necessariamente muito nisso nem procuramos ter uma posição mais intervencionista se é que se pode chamar assim.  Talvez que se possam libertar de alguns clichés modernos que estão associados aos géneros de música mais pesada.

7.Onde gostariam de tocar ao vivo?

Há sempre metas novas a atingir. No plano nacional, gostaríamos de chegar a mais festivais. Fora de Portugal, já tivemos a sorte de percorrer a Europa, tocar e conhecer pessoas incríveis, o que nos deixa sempre com vontade de voltar e aventurarmos-nos outra vez.

8.Quais os vossos projectos para o futuro?

Para já, apresentar o nosso álbum ao vivo em Portugal, teremos mais datas para anunciar em 2018. De seguida, compor e pensar já noutro trabalho. No fundo fazer aquilo que temos vindo a fazer, por vezes é fácil desanimar quando as coisas não nos correm bem, mas o que importa é sermos genuínos e respeitar aquilo que gostamos de fazer.

9.Descrevam-se numa palavra

Carvão.

Advertisements
This entry was posted in Raio-XIS and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s