Guns N’Roses a noite onde as pazes foram feitas

2L8A9489.jpg

O dia 2 de Junho de 2017 iria ficar marcado pela presença dos Guns N’Roses em Portugal, a banda que voltava a pisar solo português passado 25 anos, depois de ter estado no Estádio de Alvalade em 1992. E desta vez viria para rebentar a escala, já que literalmente encheu o Passeio Marítimo de Algés com aproximadamente 60.000 pessoas, um mar de gente de várias gerações que veio para ver os Reis deslumbrarem e darem um concerto arrebatador.

Trouxeram convidados como: Tyler Bryant & The Shakedown e Mark Lanegan. A abrir as hostes estiveram os Tyler Bryant & The Shakedown, banda originária de Nashvile – Tennessee (América), que nos presenteou com o seu Hard Rock e que deu um concerto prometedor fazendo o público vibrar. Seguia-se Mark Lanegan, cantor e compositor americano. Foi elemento integrante na banda Screaming Trees e participou em alguns projectos de vários bandas como Queens of the Stone Age, Mad Season, Melissa Auf der Maur e PJ Harvey. Mark presentou-nos com o seu estilo mais blues/rock e com a sua voz rouca, acabou por ser um concerto mais calmo mas nem por isso menos entusiasmante acabando por deixar o público com uma imagem bastante positiva.

Por volta das 20h40 começaram os preparativos e com isso o surgir da imagem da banda em grande plano, ouviram-se “tiros” que anunciavam que a banda estaria a entrar em palco dentro de muito pouco tempo, e isso foi deixando o público cada vez mais ansioso. O recinto enchia cada vez mais.

2L8A1321

Às 21h00 chegou o momento que todos ansiavam, a banda entra em palco e o público fica em êxtase, e começa assim o concerto tão ansiado ao som do tema “It’s so easy“. Axl Rose, que conta já com 55 anos, o homem da voz rouca e aguda, continua “para as curvas“, apesar do peso da idade se começar a notar, não deu tréguas e isso e sentiu-se bem na vivacidade que ainda tem. Saltou, correu, quase não parou durante as quase 3h00 de concerto. Tal como Axl, Slash continua a mostrar quem é que manda e a liderar o mundo da guitarra, intercalou várias músicas com os seus solos que deixaram qualquer um arrepiado e sem palavras, os riffs que incentivaram tantos jovens a seguir a carreira de músicos continuam firmes e históricos. Mostrando sempre o seu semblante perante as câmaras, diga-se que Slash continua irreverente e cheio de estilo (e ainda bem). Duff veio também mostrar a sua energia perante as câmaras e brilhou em “You could be mine“, “New rose” e “Rocket Queen”  partilhou também voz com Melissa Reese (novo elemento integrante da banda) em várias músicas. Tal como a Melissa Reese, o guitarrista Richard Fortus e o baterista Frank Ferrer, são “novos” integrantes, se é que se possa dizer isso, entraram em 2002 e 2006. O público rendeu-se e encantou-se com clássicos como “November Rain“, com Axl ao piano, “Pacience“, “Knockin’ on heaven’s door”  e “Sweet child o’mine“. A banda fez ainda uma homenagem a Chris Cornell (vocalista de Soundgarden e Audioslave) que faleceu no passado dia 18 de Maio, com a música “Black hole sun” e deixou o público rendido que respondeu com aplausos do início ao fim da música. Tocaram também uma versão de Pink Floyd “Wish you were here” e uma música do filme “O Padrinho” a “Speak softly love“. Houve algumas músicas que o público não contava ouvir no Passeio Marítimo como “Coma“, em contrapartida, houve outras onde delirou como “Welcome to the jungle“, “Nightrain“, e “Live and let die“.

A banda deu o melhor de si, num espectáculo memorável, com pompa e circunstância. Terminam a actuação ao som de “Paradise city“, com fogo-de-artifício e uma chuva de confettis. Foram 2h45 de pura emoção, deixando assim o público maravilhado e com vontade de continuar este momento único e definitivamente de pazes feitas com a banda que provou que muitas vezes as segundas oportunidades valem bem a pena.

2L8A1371

O nosso obrigada a Everything is New por mais uma noite memorável.

Texto: Ana Gabriela Lopes
Fotos: Katarina Benzova amavelmente cedidas por Everything is New

Advertisements
This entry was posted in Reportagens and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s