Casablanca, o regresso aos palcos no RCA Club

Dia 18 de Fevereiro, o RCA abriu as portas para um momento especial: o regresso dos míticos Casablanca, e que marca o fim de uma ausência de 12 anos dos palcos. Contudo, não vieram sozinhos. O headbang começou oficialmente com os Speedemon que fizeram jus ao nome e provaram ser uma máquina brutal, com riffs de speed e trash bem tensos (como se viu na Road to Madness) capazes de espantarem uma manada de elefantes. Mas, se os elefantes fugiriam, os metaleiros ficaram, com o número de espectadores a aumentar progressivamente.

speedemon_017

Vindos de Loures, seguiram-se os Shivan: um heavy metal bem comportado e eficaz que fez avançar bem a noite. A parelha de guitarristas, Pedro Miguel e Pedro Pereira, lançou-nos uma mão cheia de solos rápidos como flechas.

shivan_001

Os Attick Demons apresentaram-se para a volta seguinte e que dizer? Tocando na íntegra o E.P. homónimo de 2000, provaram ser grandes músicos com canções capazes de vertiginosa intensidade (Visions) e melodia (Desert Rose). Faltou algo na sua prestação? Sim, mais metros de palco – a energia de Artur Almeida (vocal) parecia inesgotável, correndo dum lado para o outro, divertindo-se e sabendo divertir. São uma verdadeira banda de arena – e merecem estar numa.

attickdemons_007

Chegou finalmente o momento alto: o regresso dos Casablanca. Criados em 1988, mostram que os grandes não envelhecem: apenas se tornam melhores. O tempo não passou pelos irmãos Figueira : músicos de alto nível, com muito ainda para dar. Face the Loss in Hell, Parts of a Whole e outros clássicos foram temas obrigatórios entre outros que se seguiram. Foi um concerto a “rasgar”, com alguma comoção, com muitas canções cantadas a meias com o público, terminando com uma cover de Black Sabbath (Paranoid) e com o desejo, entre muitos dos presentes, de que este regresso não seja apenas temporário.

casablanca_001

E o RCA, com esta noite, mostrou mais uma vez porque continua a ser um dos paraísos do metal nacional.

Muito obrigado à Notredame Productions por este incrivel evento.

Foto galeria completa AQUI

Fotos e texto: Jorge Pereira

Advertisements
This entry was posted in Noticias and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s