[Reportagem + Galeria] Disposal Of The World Tour uma noite de intensa barbárie à capital no RCA

Uma noite que não se avizinhava calma. Já há muito que tinha sido anunciada a passagem da Disposal Of The World Tour por Portugal, com datas em Lisboa e no Porto. A expectativa era mais que muita e nem poderíamos esperar o contrário de uma noite que juntava tantos (e bons!) nomes da cena actual de brutal e technical death metal.

Os germânicos Defeated Sanity andam pela Europa a promover os seus últimos trabalhos “Disposal Of The Dead/Dharmata”, lançados o ano passado, e aproveitam para apresentar o novo vocalista Josh Welshmann que, diga-se desde já, não esteve nada mal.

putrid-pile-3

Nesta tour fazem-se acompanhar por uma horda igualmente agressiva de americanos, contando com Cranial Engorgement, Primordius, Skinned e Putrid Pile. Como se isto não bastasse a Seven Hills Productions acudiu aos pedidos do público português e juntou a um cenário já nada pouco caótico os nossos Analepsy.

analepsy-22

Mal passava das 21h e já podíamos antever o que esta noite reservava, com os Analepsy em palco. Preparam-se para lançar o seu novo “Atrocities From Beyond” e ficou mais uma vez bastante claro que, mesmo com quatro anos de carreira, esta banda lisboeta conta já com uma sólida base de fãs. Como sempre mostraram-se mais do que à altura em palco e confesso que foi bonito ouvir o público a gritar partes da conhecida “Genetic Mutations”, faixa incluída no EP que conta também com uma cover de Putrid Pile.

cranial-engorgement-14

Depois deste aquecimento foi sempre a rasgar, literalmente. Os Cranial Engorgement criaram o ambiente ideal para se abrirem os primeiros mosh pits e de certeza que ganharam ali muitos fãs, principalmente depois do vocalist Noah Lopez se fazer desfilar agressiva e alegremente em todo e qualquer mosh que se abriu naquela sala. Entregaram-nos um death metal brutal mas cheio de groove, com um equilíbrio muito interessante entre as vozes de Noah e do baixista Tyler Contreras.

primordius-1

Com a sala já bem composta, foi a vez dos Primordius que mantiveram a fasquia elevada com temas cujo conteúdo lírico se pode dizer pouco habitual por estas paragens, como a natureza e pré-história. Cada banda trazia um novo ritmo ao pit e um som renovado dentro do género e rapidamente se trocavam posições em palco, mas nada demovia o público e o ambiente que se sentia entre aquelas quatro paredes. Uma versão bastante amigável daquilo a que se costuma chamar um ambiente de cortar à faca.

skinned-13

O headbanging acontecia em uníssono e até “bailinhos” à portuguesa se viram. As bandas estavam mais do que confortáveis com o público que o RCA lhes apresentou e os Skinned, já mais batidos nestas andanças, lá ocuparam o palco. Este quinteto lançou o seu “Create Malevolence” em 2015 e usou-o muito bem como premissa para mais um concerto demolidor do início ao fim.

Citando Shaun LaCanne, que representou muito bem a sua one-man band em palco,

“for all you grinders out there”

chegava um dos momentos mais esperados. Embora tenha sabido a pouco ouvir aqueles blastbeats tão ao longe, foi simplesmente dilacerante fazer uma viagem completa desde “Collection of Butchery” até ao recém-lançado “Paraphiliac Perversions.”

defeated-sanity-16

Para acalmar as hostes, ou devo dizer, fazer exactamente o oposto, chegou a vez dos Defeated Sanity subirem a um palco que já tinha visto (e ouvido!) de tudo naquela noite, incluindo um ou outro stagediving. O vocalista Josh começou tímido, mas rapidamente se mostrou um animal de palco. Foi quase uma hora de chacina naquele espaço, em que tivemos oportunidade de assistir ao que de melhor se faz de brutal death metal alemão, com direito a alguns pormenores mais progressivos.

Vamos ter de concordar que já fazia falta uma noite de intensa barbárie à capital e tão depressa não nos vamos esquecer desta.

O nosso obrigada ao RCA que sempre nos recebe tão bem e a Seven Hills Productions pela oportunidade de estar presente nesta noite memorável.

Mais fotos AQUI

Texto: Andreia Teixeira

Fotos: Andreia Vidal

Advertisements
This entry was posted in Fotografias, Reportagens and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s