Gothic Metal “invade” o Stairway Club

14355539_844550448978509_2386981531679344809_n

Esta review não poderia começar sem mencionar o recente trabalho do Stairway Club em Cascais, cujas portas parecem nunca fechar, seja para noites de convívio em ambiente familiar decadente q.b., ou para concertos e eventos para todos os gostos. Mesmo a um domingo, subiam a palco duas bandas que poderiam ser um risco, com a sua vertente gótica um pouco longe das habituais apostas de locais que tentam chamar as massas.

Os 11th Dimension subiram ao palco primeiramente, para uma casa que estava ainda muito vazia e com público difícil. Para quem tem acompanhado o seu trabalho ao longo dos anos, é notória a evolução enquanto performers e é bom ver que finalmente vão ganhando a reputação que merecem. Não só se mostraram sóbrios e competentes em palco, como o à-vontade e prazer em partilhar a sua música foi evidente. Abriram com o tema “Misanthropy” e, de seguida, “Shades of personality” do seu EP editado em 2015. A vocalista Diana é uma figura incontornável, com a sua voz docemente poderosa a cativar e a mostrar que não é só no cabelo esvoaçante e na sua presença feminina que nos faz lembrar uma Simone Simons. Alguns problemas de som traíram-na nos tons mais graves e em certas passagens mais sussurradas, mas a sua empatia com o público e confiança em palco mais do que compensaram. A certo ponto o baixista Carlos, também responsável por algumas vocalizações mais guturais, ficou sem baixo e a banda viu-se mesmo obrigada a parar por momentos, mas com plena compreensão do público, pedidos de strip tease e partilhas de anedotas. Rapidamente os 11th Dimension retomaram com a mesma energia o seu metal prog alternativo, fechando o seu set com a música “Odyssey to a change”.

G.O.T.H: entrou de seguida em palco, a banda formada por Ivan Prim em Lisboa encheu o palco quase demasiado pequeno para os 6 membros da banda, apesar de apenas os vocalistas, Ivan e Kate, serem os compositores das músicas. A sua estética parecia um mix de clichés góticos: o cabelo levantado à anos 80 de Ivan, o look de boneca dark de Kate, os painéis com flores, as maquilhagens cadavéricas de olhos escuros, as leggins apertadas e até os bonecos tipo manga das t-shirts oficiais. No entanto é este mesmo o estilo e género da banda, um Glam- Gótico moderno, uma amálgama de tantas influências diferentes no mesmo sítio.

Tocam bem, mas cantam ainda melhor, Kate com grande controle de voz, Ivan e quase como um mix entre Jared Leto e Ville Valo.

Músicas como “In flames”, que retracta o amor da pior maneira, conta a história do suicídio por causa de um amor não correspondido, aliás as músicas do EP todas elas contém uma coisa de real que se terá passado directo ou indirectamente com eles.

Embora Ivan tenha referido que precisava de férias, o que pode sempre ter sido um “mimo” a mãe que se encontrava no público a banda não deixou nada por dar e a química entre vocalistas assim como a força em palco dos restantes membros é algo a referir.

O público esteve bastante motivado e acompanhou a banda cantando com eles as músicas, aliás uma das raparigas que se encontrava na sala chegou a subir ao palco e não se fez de rogada quando Ivan lhe passou o microfone e cantou a música com a letra na ponta da língua. A banda fez ainda questão de chamar a designer das t-shirts da banda ao palco.
Quem não conhecia a banda ficou agradavelmente surpreendido e chegaram a referir que a banda merece palcos maiores.

Para quem não foi ou não conhece Goth aqui está uma boa oportunidade para matarem a curiosidade, a banda não é pura a nível do estilo gótico independentemente do nome, tem elementos góticos obviamente mas a capacidade de integrarem diferentes géneros músicas na sua música acaba por funcionar e dar a banda uma mais-valia.

Nós agradecemos ao Stairway por mais uma noite diferente de boa música.

Texto por Inês Torga e Paula Marques

Advertisements
This entry was posted in Reportagens and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s