Heavenwood – The Tarot of Bohemians [Review]

Heavenwood cover

Quem fechar os olhos e ouvir “The Tarot of The Bohemians” pela primeira vez sem saber quem são, vai dizer que é uma banda “estrangeira” … porque o Português é mesmo assim, só o que é de fora é que é bom, mas enganem-se … isto não é bom, é para lá de bom e é Lusitano, é nosso, é Português.
Assim que carregamos no play somos levados a ouvir um coro etéreo, em latim, fazendo lembrar musica sacra e dá-nos o mote para a entrada de “The Juggler” , e de repente sem aviso entra o primeiro riff de guitarra juntamente com a bateria de Eduardo Sinatra… e ficamos sem chão ainda a tentar perceber o que se passou, e já entram com tudo, com as cordas da orquestra a acompanhar a bateria sincopada com o riff poderoso da guitarra e do baixo… a voz, entra com dureza, mas percetível e começa assim a viagem por este “Tarot of The Bohemians”

Com vários convidados de peso Heavenwood leva-nos a uma viagem mágica.

The High Priestess é a música que se segue e a voz da Sandra Oliveira (Blame Zeus) surge neste tema num “romance” vocal com Ernesto Guerra e Ricardo Dias , sendo que iremos ouvir a sua voz também em “Lovers” e “The Hanged Man”.

Com composições inteligentes e com melodias cativantes, vamos passando de tema em tema, onde existe uma constante que me prendeu e me cativou… toda a orquestração que está por detrás de todo o álbum é excelentemente bem composta. Nem mais nem menos, Ricardo Dias conseguiu colocar aquele “tempero” que muitas das vezes faltam em álbuns do género, as orquestrações neste álbum dão dimensão, musicalidade mas sem exagero.

Lovers é o segundo tema com convidados, desta vez de novo Sandra Oliveira e na bateria Franky Costanza (Dagoba) já meu conhecido e posso dizer que assentou que nem uma luva. Franky neste album participa também em “The Wheel of Fortune”.

Os solos de guitarra, são melodiosos, com melodias que conseguimos entender e trautear, aliás um guitarrista muito famoso diz que um bom solo é um solo que conseguimos assobiar ou trautear sem exageros e isto acontece aqui e um bom exemplo disso é “The Justice”

Fadi Al Shami (Aramaic) é o convidado especial no tema “The Hermit” e assim que começa, somos transportados para uma viagem pelo Oriente, quase que conseguimos sentir todo o calor dessa terra.

Heavenwood Promo Pic
Em “The Wheel of Fortune” reconhecemos logo a técnica de Franky Costanza, que em sintonia com o baixo dá-nos um pulsar ritmado e excitante, é das músicas em que inconscientemente a cabeça faz headbang sem nós “mandarmos”, esta é dos temas que não podemos estar quietos sem entrarmos no ritmo, seja abanando a cabeça ou a bater o pé.

Por ultimo tema temos “The Hanged Man” onde Sandra Oliveira dá a voz, e onde faz um contraste com todo o álbum (mas positivamente) uma vez que é o único tema cantado na integra por ela.

Este é dos albuns que não consegui passar para a frente as músicas, simplesmente porque não queria perder pormenores nenhuns, e se por um lado queria voltar atrás a determinada música, por outro lado a curiosidade empurrava-me para ouvir a seguinte…Heavenwood, colocou a fasquia alta, bem alta… e atrevo-me a dizer que banda que vier atrás vai ter de suar muito para se colocar aqui …o que significa muito trabalho, amor e muita dedicação, que é o que transparece neste album.

Por final, a produção deste trabalho. Devo dizer que fiquei surpreendido por todos os pormenores, nada foi esquecido, André Matos teve um trabalho de mestre neste álbum, alinhavando e cozendo todo o material que lhe foi chegando para produzir esta obra prima no estúdio da Raising Legends

Tarot of The Bohemians é sem sombra de dúvida uma obra que merece estar na nossa colecção

Review por Domingos Ambrósio

Advertisements
This entry was posted in Criticas & Reviews and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s