ARTILHARIA PESADA EM GUIMARÃES!

ARTILHARIA PESADA EM GUIMARÃES!

Foi uma noite dedicada ao Thrash, no passado dia 30 de Janeiro, no Ultimatum. Em mais uma organização da Victorius Music Records e Vimaranes Metallvm, desta vez contamos com a prestação dos Soul Doubt, Stucker, M.O.R.G. e Toxik Attack. No final houve o After Show com o Dj Lazarus Blackday, que infelizmente preferiu optar por passar música electrónica (daquelas que o pessoal gosta de dançar na discoteca…) em vez de manter a temática do concerto, o que fez com que muitas pessoas “fugissem” rapidamente do local. Uma escolha que, na minha maneira de ver, foi totalmente descabida e desenquadrada dos gostos da maioria das pessoas que foram ao evento.

Os Soul Doubt, banda com origens na zona do Porto, foram os primeiros a pisar o palco e a noite não podia ter começado melhor. Há algum tempo que acompanho a carreira destes jovens e talentosos thrashers, que mais uma vez não desiludiram. Com o seu Thrash&Roll rápido, directo e enérgico, rapidamente contagiaram o público que não se fez rogado, e abriu as primeiras rodas da noite. Mesmo com o Lucas (baterista) doente, a sua prestação não desapontou, e para quem ainda não conhece, aconselho vivamente que os vejam numa próxima oportunidade. A não perder músicas como “Teravolt” e “Suffocation”, do EP “Electric Circus”.

A seguir tivemos os Stucker, que praticam um Thrash mais agressivo e pesado, bem desenvolvido e com uma composição cuidada e madura. Oriundos da Trofa, esta banda que está próxima de cumprir 10 anos de existência, destaca­se por apresentar um som original, copioso em contratempos e compassos que não seguem obrigatoriamente o 4/4, mais habitual dentro do género. Desta forma, ganham mais profundidade, e remetem para uma dimensão mais dark e obscura, associada até mais ao Death Metal do que propriamente ao Thrash. Sem dúvida uma boa prestação, mesmo comparada com o último concerto que tinha visto deles, no passado dia 28 de Novembro de 2015 com Head:Stoned e Web.

Quem presenciou este concerto, teve a oportunidade única de testemunhar o regresso aos palcos dos M.O.R.G., (que estiveram também a preparar novo baterista), pois como me confessou Paulo Caetano, guitarrista da banda: “Estivemos parados quase um ano e este foi o nosso concerto de regresso… Para a semana vamos tocar ao Porto, domingo no Metalpoint.”. Com um Thrash Metal mais old school, notoriamente influenciado pelo Heavy, a prestação desta banda proveniente da zona de Santa Maria da Feira, foi poderosa. Depois de temas como “Criminal Intent”, “Failure of Mankind” e “War Machine”, todos eles extraídos do último álbum da banda intitulado “Nightmare of Sound”, terminaram a actuação com a “Ace of Spades” dos Motorhead, homenageando, desta forma, o Lemmy. Escusado será dizer que a casa quase vinha abaixo, como se pode testemunhar no vídeo publicado no facebook da banda.

Para fechar as hostilidades, contamos com os Toxik Attack, que tocaram em casa, com um Thrash/Speed Metal de rasgar os ouvidos! A banda apresenta um som também ele old school e a velocidade com que debitam riffs é impressionante. Tocaram na íntegra o EP “Thrash on Command”, recentemente lançado pela Victorius Music Records (que já está disponível para venda), incluindo o single “3065 Days in Captivaty”, que já pode ser ouvido no YouTube. Juntaram aos temas escolhidos para essa noite, uma cover dos Violent Force (banda oriunda da Alemanha dos anos 80, com um percurso acidentado e peculiar), nomeadamente a “Sign of Evil”, que como deixaram bem claro, é uma das importantes influências da banda. Quem ainda não teve oportunidade de os ver ao vivo, poderá fazê­lo no dia 21 de Fevereiro no RCA Club, em Lisboa.

Resta apenas concluir que é sempre bom regressar a este local, pois por norma o som é do melhor que se pode ouvir, a cargo do talentoso Manuel Sousa. A organização também não deixou nada ao acaso, uma vez que toda a gente foi bem recebida e se divertiu, estando até mais gente do que inicialmente seria esperado. Uma noite a repetir!

Reportagem e fotografia: Orca Delorca
Revisão: Roxana Ghimpe

Bandas:

Soul Doubt – https://www.facebook.com/SoulDoubtSD/
Stucker – https://www.facebook.com/Stucker-196580543782109/
M.O.R.G. – https://www.facebook.com/MORG-174092215988029/
Toxik Attack – https://www.facebook.com/toxikattack.pt/

Nota Redacção: A Loudness Magazine agradece gentilmente as fotos cedidas por Orca Delorca

Advertisements
This entry was posted in Reportagens and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s