Behemoth – Paradise Garage

6a4473ea-e818-4217-95a0-b603956bab63

Os ícones polacos do black/death metal regressam a Portugal em Outubro para um concerto intimista em Lisboa.

Dois anos depois de, em Agosto de 2014, terem assinado uma actuação verdadeiramente demolidora no Vagos Open Air, os polacos BEHEMOTH regressam finalmente a Portugal para um muito aguardado espectáculo em nome próprio num recinto fechado. O quarteto composto por Nergal, Inferno, Orion e Seth sobe ao palco do Paradise Garage, em Lisboa, no dia 25 de Outubro e prometem uma actuação ainda mais intensa e, por certo, intimista, apoiada num alinhamento onde não vão faltar os clássicos mais venerados do grupo oriundo de Gdańsk. Como se isso não fosse razão mais do que suficiente para marcar já a última terça-feira de Outubro na agenda, os autores de «The Satanist» trazem na bagagem duas das mais excitantes propostas saídas do movimento black metal underground nos últimos anos. Também polacos, os MGLA têm mantido um fluxo constante de edições que culminou, em 2015, com o colossal «Exercises In Futility», um registo que consegue ser, ao mesmo tempo, frio e envolvente, e provar que há projectos capazes de empurrar os limites do que é possível fazer dentro de um género em que parece que já foi tudo inventado. Criatividade e arrojo são, de resto, qualidades algo que não faltam também aos alemães SECRETS OF THE MOON… Apesar da abordagem um pouco mais directa, «Sun», o mais recente registo do colectivo liderado pelo misterioso sG, editado no ano passado, é outra prova cabal de que, afinal, o black metal não tem de ser sempre tão hermético como muita gente parece pensar.

Um quarto de século e dez álbuns depois de terem sido criados por Nergal, os BEHEMOTH continuam a ser uma das bandas mais respeitadas e influentes da sua geração. «The Satanist», o mais recente registo de estúdio do quarteto polaco, é o exemplo perfeito disso mesmo – verdadeira declaração de intenções, de compromisso, determinação e, sobretudo, da capacidade de escrever algum do death e black metal mais poderosos alguma vez gravados. Registado na sequência de uma batalha do estratega do projeto com a leucemia que lhe foi diagnosticada em 2010, este é um registo de ressurreição; um conjunto de canções em que, em vez de se vergar a entidades divinas, a banda opta por mergulhar de cabeça em 45 minutos de arte bem obscura, desta vez mais black que death metal, mas que tanto se pode munir da sumptuosidade de guitarras que vão buscar influência às raízes blues do heavy metal como à violência do tremolo picking e dos blastbeats infernais que se tornaram populares durante os anos 90. Um exemplo de luta contra todas as adversidades, «The Satanist» prova de nada os pode parar – nem mesmo uma doença mortal.

É, de resto, de perseverança, resiliência e de uma força de vontade do tamanho do mundo que se tem feito uma carreira que, por esta altura, caminha a passos largos para a marca das três décadas. Criados numa altura em que a Polónia ainda não tinha qualquer tradição no que toca ao black metal ou à música extrema, os BEHEMOTH destacaram-se desde cedo dos seus pares, mas ainda tiveram de gravar três maquetas e cinco álbuns, fazer uma tour europeia e assinar com uma editora italiana antes de lançarem os dois petardos, «Satanica» e «Thelema 6», que lhes permitiram furar para fora do underground. No entanto, a partir do momento em que lançaram «Zoa Kia Cultus (Here And Beyond)», em 2002, não mais pararam de crescer, desenvolvendo um conceito visual mais elaborado e tornando, progressiva e paulatinamente, a sua música mais coesa, musculada, cirúrgica. Já na viragem do milénio transformaram-se numa verdadeira máquina de guerra que, apoiada em discos demolidores como «Demigod», «The Apostasy» e «Evangelion», conquistou o mundo, recolhendo aplausos unânimes que não encontram grandes precedentes na tendência de que saíram.

Os bilhetes para o concerto custam 23€, à venda a partir do dia 18 de Fevereiro, nos locais habituais

25 Outubro – Paradise Garage (Lisboa)

1ª Parte: MGLA + Secrets of the Moon + Guests

Abertura de Portas: 19h00 – Inicio espetáculo: 19h30

Fonte: Prime Artists

Advertisements
This entry was posted in Noticias and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s