Heaven Can Wait … Mas Gamma Ray não !

gammaray-artigo-14 - CópiaUma palavra para descrever a noite de ontem? Intensa!

Mesmo agora que já passaram algumas horas e me sento em frente ao teclado, para vos contar como foi e revejo os momentos que passamos, acabo por esbarrar em falta de adjectivos para a puder transcrever para que sintam o gosto que sentimos, nós que estivemos num Paradise Garage quase esgotado, das 20h as 00h30.

A noite foi de facto especial, em bons e maus motivos, uma noite para recordar e saborear quando a recordamos, já que as boas recordações têm essa qualidade, a de conseguirmos sorrir quando nos lembramos delas.

Para mim e neste caso particular tenho de falar de mim, foi o primeiro dos concertos depois do fatídico sábado passado, acredito que para muitos dos que lá estavam tenha o mesmo pensamento atravessado a mente, mas a noite era para festejar e para sorrir e saltar até fazer cair gostas de condensação pelas paredes do Paradise… e foi isso mesmo que aconteceu.

Nas palavras de Kai Hansen:

“Vocês festejam numa terça, como se fosse sábado, vocês são fabulosos”

Foi uma festa intensa de sorrisos e vontade de viver e é isso que faz a música independentemente do estilo que abrace… faz-nos viver.

gammaray-artigo-6 - CópiaA noite começou, como é hábito da Prime Artists, à hora certa, com a entrada em palco de Neonfly, a banda de Londres entrou a medo, numa sala ainda a meio gás, mas a comunicação em palco do vocalista Willy Norton, a irreverência do guitarrista Frederick Thunder e mestria de Andy Midgley depressa conquistaram quem por lá se encontrava, os cinco “boys of London” tem uma capacidade de nos fazer recordar a arte do metal dos inícios dos anos 90… de tal maneira que dei por mim a sorrir enquanto observava alguns dos novos metaleiros que se entre olhavam espantados com a capacidade rítmica da bateria entre os riffs acelerados das guitarras…

gammaray-artigo-4 - CópiaMúsicas como “A gift to remembre“ou “Fierce Battalions” faz com que prestemos atenção a esta banda que têm sem dúvida muito para dar. De uma humildade extrema fizeram ainda o convite para nos juntarmos a eles depois dos concertos para beber uma cerveja e conversar um pouco.

Essa é sem dúvidas uma das coisas que adoro nas bandas de metal, a disponibilidade para parar e dar dois dedos de conversa enquanto se bebe um copo, aliás se certos “comentadores de trazer por casa” perdessem tempo e levantassem o rabo da cadeira para viver e não para comentar não diriam tantas barbaridade em pleno horário nobre… adiante!

gammaray-artigo-7 - CópiaSerious Black foi a segunda a entrar em palco e com a casa mais composta entraram para continuar a gloriosa noite de regresso aos tempos áureos do metal.

A banda esteve com o público e o público com a banda a cada riff e a cada nota, mesmo quando por escassos segundos uma falha técnica assolou a noite (será praxe da casa? Já com Dragonfly tinha acontecido), mas mesmo assim entre gritos e palmas tudo se compôs sem “grande estrilho”… aliás a entrega foi compensada com uma dueto (poderemos chamar assim) entre a banda e o público de músicas como “I was made for loving you baby” dos Kiss e “Rock you like a hurricane” dos Scorpion.

gammaray-artigo-8 - CópiaA banda terminou a sua actuação com “Listen to the Storm” em jeito de encore mais que merecido.

Gamma Ray entrou de seguida numa sala próxima de estar esgotada e assim que se ouviu os primeiros acordes de “Heaven can wait” a adrenalina explodiu e manteve-se nas alturas durante o tempo que se seguiu.

Kai Hansen fez questão de agradecer a presença de todos e de mencionar que não sabia o que esperar já que infelizmente, o concerto no Porto terá sido cancelado por falta de adesão do público, mas por Alcântara a recepção foi à altura desta grande banda. Vi várias vezes Kai emocionado, com um sorriso de orelha a orelha… aliás tanto ele como todos os músicos de Gamma Ray.

gammaray-artigo-12 - Cópia

Não houve música que não tivesse sido cantada a plenos pulmões, entre saltos, gritos, dança e abraços… Frank Beck (o segundo vocalista) chegou a referir que lhe queríamos tirar o lugar.

“I want out” também não poderia faltar, embora antes de ter sido tocada Kai referiu ironicamente:

“Existe outra banda que a está a tocar, mas ela é nossa”

E foi nossa…numa comunhão que não existe palavras para descrever… só pode mesmo ser sentida… tão sentida que o chill do reggae passou pela sala ontem, demonstrando que tudo fica ainda melhor ao som do Heavy Metal.

Outra das provas terá sido com “The Silence” que demonstra que as melhoras baladas (sem querer ser facciosa, mas já sendo) são as de metal e que metaleiro que se preze é um coração de manteiga.

gammaray-artigo-13 - CópiaTivemos ainda tempo, no intervalo de descanso da banda, a um delicioso solo de bateria que nos relembrou que este natal, Star Wars regressa a sala de cinema, já que a música do filme foi tocada e muito bem tocada por Michael Ehré, a juntar a este solo, outro de Dirk Schlächter que provou (se é que era preciso) a diferença que faz numa banda um baixo quando é bem tocado.

A banda reentrou logo em seguida com “Dethrone Tyranny”, “Empathy”, “Master of Confusion” e um medley onde esteve incluído “Ride the Sky”.

O encore não se fez esperar, com a banda a ser ovacionada a altos pulmões provando que ninguém arredava pé até os ter de volta ao palco para mais duas actuações.

“Heading/Avalon” e “Send me a sign” terminaram mais uma memorável noite no Paradise nesta que foi uma terça transformada em sábado.

gammaray-artigo-11 - Cópia

À Prime Artists o nosso agradecimento por mais este memorável momento e pela forma sempre fabulosa com que nos recebe.

O metal esta vivo e bem vivo e os “velhinhos” tem ainda muitas cartas para dar e isso é tão bom de se saber e de se ouvir!

Para quem as minhas palavras tenham deixado a vontade de ter estado lá ou pelo menos ter sentido um pouco do que foi a noite, fica um video com alguns dos momentos passados.

Até um breve encontro

\m/

Paula Marques

Advertisements
This entry was posted in Reportagens and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s