Vagos Open Air 2015 – Dia 1 (07-08-2015)

logovagos

Dia 1 (07-08-2015)

A sétima edição do Vagos Open Air decorreu, uma vez mais com sucesso, na Quinta do Ega em Vagos. Ao longo dos três dias subiram a palco vinte bandas, entre as quais, seis eram nacionais.

Com as honras de abertura do festival estiveram no primeiro os Scar For Life seguidos dos Moonshade. Ainda com uma plateia reduzida, pelas quatro da tarde, a fusão Rock/Metal dos Scar for Life e o Death Metal de contornos melódicos dos Moonshade, foram as sonoridades com que fomos presenteados naquele que foi um arranque morno para o festival. Em ambos os casos foi notória a necessidade que as bandas têm de subirem a vários palcos para se poderem vir a  destacar. Estas oportunidades que o Vagos Open Air abre todos anos são importantes por isso mesmo. Uma maior exposição e uma experiência de alto nível para bandas que precisam destes momentos.

Aos suecos Vildhjarta, pondo-lhes um rótulo, teria de levar a palavra Djent inscrita. Com uma sonoridade característica deste movimento mas com estruturas musicais bastante fora do comum, pudemos ficar com a ideia do potencial do colectivo. No entanto, estes não beneficiaram das melhores condições de som, estas que teriam sido essenciais para que a sua música nos tivesse acertado em cheio. Com os Heaven Shall Burn o nível subiu consideravelmente e a resposta do público justifica isso precisamente. Deram entrada em palco com toda a fúria que lhes é conhecida e visitaram vários dos seus discos. Marcus Bischoff [vocalista] merece uma distinção pela forma como encabeça a banda em palco. Para além da sua notável atitude e performance vocal, criou ainda um dos momentos mais engraçados de todo o festival ao chamar a palco uma pequenita de 6 anos que por diversas vezes foi avistada no meio do público aos ombros do pai. E mesmo ajoelhados, ao lado dela, os Heaven Shall Burn foram demolidores na interpretação de mais um tema, bem como em toda a sua prestação.

O regresso dos Amorphis a Vagos, era um momento especial e certamente muito aguardado pelos seguidores do grupo. A comemorarem o vigésimo aniversário do excelete “Tales From A Thousand Lakes”, os finlandeses porporcionaram-nos uma escuta integral de todo o disco com rendições imaculadas de cada tema. A ordem das músicas foi mantida e momentos como “Black Winter Day”, à qual colaram sem paragem “Drowned Maid”, e “Magic and Mayhem” foram momentos de verdadeiro deleite. Como se isto não bastasse, Tomi Joutsen [vocalista] anúncia a vinda de temas ainda mais old-school. Death Metal velhinho vindo diretamente do disco “Karelian Ishtmus”, o tema, “The Sign From The North Side”. “My Kantele” já na recta final foi o último trago de uma das melhores garrafas de bom vinho alguma vez abertas em Vagos.

No topo do cartaz da noite de sexta feira estavam os Within Temptation, responsáveis pela deslocação de muitos festivaleiros até Vagos. A banda justificou perfeitamente a sua condição de cabeça de cartaz com uma prestação exímia e com uma postura em palco bem cativante. Sharon den Adel apresentou-se comunicativa com os fãs portugueses deixando fluir a sua simpatia e sensualidade por todo o palco. O alinhamento do espetáculo foi um verdadeiro Best of da discografia dos holandeses, com cerca de dezassete temas que são verdadeiros top hits. E nem os temas com duetos ficaram de fora. Os vários convidados em disco participaram de forma virtual, aparecendo nos ecrãs do palco gravações em vídeo com as partes cantadas por cada um. Assim, entre outros, Tarja Turunen e Keith Caputo foram também ouvidos nos temas “Paradise (What about us)” e “What have you done”, respectivamente. Pelo meio houve ainda espaço para a cover de “Summertime Sadness”, um original de Lana Del Rey.

This slideshow requires JavaScript.

VÊ AQUI A REPORTAGEM DO SEGUNDO DIA (8/08/2015)

VÊ AQUI A REPORTAGEM DO TERCEIRO DIA ( 9-08-2015)

Texto: Emanuel R.       |      Fotos: Ana O.

Agradecimento especial à PRIME ARTISTS!

Advertisements
This entry was posted in Reportagens and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s