Fear Factory – 15 NOV – Paradise Garage

unnamedDemanufacture Tour – Celebrating Its 20 Year Anniversary

Os percursores do cyber metal comemoram o vigésimo aniversário do lendário «Demanufacture» com um espetáculo único em Lisboa.

Criadores e pioneiros do cyber metal como sub-género do extremismo sonoro, foram uma das primeiras bandas a misturar o peso castigador do death metal com a dureza fria dos samples e da electrónica industrial, dando origem a uma paleta sónica suficientemente variada para poderem expressar a sua visão sombria e pessimista da sociedade, totalmente dominada pela tecnologia, em que vivemos hoje. Mesmo na sua versão embrionária, a música dos FEAR FACTORY já apresentava predicados mais que suficientes – os riffs bem marcados, o dualismo vocal e a abordagem mecanizada à percussão – para se destacar da competição e acabou mesmo por estabelecer uma nova tendência, com parâmetros nunca antes testados, no espectro da música pesada. E, se é verdade que há muitos músicos que se gabam de ser visionários, poucos são os que geram consenso quando o dizem ou, sequer, que podem afirmá-lo em público sem que alguém lhes aponte o dedo. O colectivo californiano liderado por Burton C. Bell e Dino Cazares é uma honrosa excepção à regra, revolucionário num universo em que a repetição é recorrentemente confundida com talento. Três anos após ter passado pela última vez por Portugal para duas actuações explosivas, os FEAR FACTORY regressam agora ao nosso país para comemorar duas décadas do incontornável «Demanufacture» com um espectáculo único – o embate acontece no dia 15 de Novembro, no Paradise Garage, em Lisboa.

Ao longo das últimas duas décadas, os norte-americanos FEAR FACTORY conquistaram um lugar de destaque no espectro da música extrema graças a uma sequência letal de álbuns de qualidade superior e, desde bem cedo, afirmaram-se como uma das propostas mais excitantes saídas do underground da década de 90. A abordagem inovadora à fusão de géneros aparentemente díspares como o death metal e o industrial fez com que, desde a edição de «Soul Of A New Machine», a estreia de 1992, tenham tido um impacto muito significativo no universo da música pesada – em todos os seus quadrantes. Devin Townsend, Rob Flynn, dos Machine Head, e Mark Hunter, dos Chimaira, são apenas alguns dos músicos que admitem abertamente a influência do grupo na sua música. Até Peter Tägtgren, dos Hypocrisy, já confessou que foram a sua principal fonte de inspiração no momento de criar o projecto Pain e Bill Ward, elemento fundador dos venerados Black Sabbath, diz que são um dos grupos com que mais gostava de tocar. De resto, nomes de criação bem mais recente como Mnemic, Scarve, Sybreed ou Threat Signal devem-lhes total reverência e, se Bell e Cazares não tivessem um dia decidido fazer música juntos, provavelmente essas bandas não existiriam.

O registo mais influente do fundo de catálogo do quarteto – que agora fica completo com Tony Campos no baixo e Mike Heller na bateria – é, sem margem para quaisquer dúvidas, «Demanufacture». Editada três anos antes, a estreia «Soul Of A New Machine» já tinha dado muito que falar, mas foi o álbum de 1995 que os estabeleceu de vez como uma das propostas mais revolucionárias e ambiciosas a sair da cena underground extrema na reta final do Séc. XX. Editado a 13 de Junho pela Roadrunner Records, foi o primeiro disco, um registo conceptual sobre a luta de um homem contra um governo controlado por máquinas, que gravaram com a formação que muita gente vê ainda hoje como sendo a clássica dos FEAR FACTORY – com Raymond Herrera e Christian Olde Wolbers na secção rítmica – e mostrou-os a darem um passo de gigante em relação ao registo anterior. Duas décadas depois, temas como «Self Bias Resistor», «Replica», «New Breed» ou «Pisschrist» continuam a afirmar-se como verdadeiros hinos e vão, obviamente, fazer parte do alinhamento de um concerto em que vão interpretar, pela primeira vez em Portugal, um dos títulos incontornáveis da música extrema na íntegra.

Os bilhetes para o concerto custam 22€, à venda a partir do dia 9 de Julho, nos locais habituais

Fonte: Prime Artists

Advertisements
This entry was posted in Noticias and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s