Ensiferum – 19 e 20 OUT – Paradise Garage e Hard Club

unnamed19 Outubro – Paradise Garage (Lisboa)

20 Outubro – Hard Club (Porto)

1ª Parte: Cruz de Ferro

Horda viking finlandesa regressa a Portugal para apresentar o épico «One Man Army», sexto álbum de uma carreira que perdura há duas décadas sempre em crescendo.

Oriundos de Helsínquia, na Finlândia, um país com enorme tradição no que toca a bandas que fundem com sucesso diferentes tipos de metal, os ENSIFERUM lançaram a sua estreia homónima em 2001 e o disco transformou-se quase de imediato num clássico, ajudando em muito a definir todo um subgénero da música extrema, o folk metal épico de influências viking. Baseando a sua música numa muitíssimo interessante fusão de guitarras inteligentes e extremas, vocalizações brutais e influências étnicas, a única coisa mais ousada que os tópicos que abordam nas suas letras é mesmo a audácia que domina a forma altamente criativa como abordam a composição da música que fazem. Misturando elementos de death metal melódico, uma influência forte da fase viking de Bathory, uma pitada de black metal e outra da música folclórica finlandesa, o quinteto liderado por Markus Toivonen assina uma maravilhosa mistura de sons que se completam entre si. Durante as duas últimas décadas, cimentaram uma posição de destaque no vasto universo de géneros tão indistintos entre si como o folk, o epic e o viking metal, graças a uma sequência álbuns feitos de guitarras fortes, teclados subtis, percussão furiosa e melodia a rodos, que fazem com que «Ensiferum», «Iron», «Victory Songs», «From Afar» e «Unsung Heroes» sejam hoje vistos como títulos essenciais.

«One Man Army» é o título do mais recente registo de estúdio dos ENSIFERUM, que vai servir de mote ao regresso do colectivo finlandês a Portugal para dois concertos agendados para os dois 19 e 20 de Outubro, no Paradise Garage e no Hard Club, em Lisboa e Porto, respectivamente. Gravado entre os meses de Setembro e Novembro de 2014, o muito aguardado sucessor de «Unsung Heroes» parte exactamente do ponto em que os cinco músicos nos tinham deixado há três anos, afirmando-se como o registo mais diverso que já assinaram. Os seguidores de longa data já sabem com o que contar… «One Man Army» é uma colecção de canções fortes, construídas de forma muito inteligente para suportar os contagiantes coros épicos, entoados por aquilo que soa como uma horda pagã que berra em uníssono enquanto balança no ar os cornos de beber. No entanto, não se ficam apenas pelo óbvio e, da abertura folk com «March Of War» ao inusitado ambiente country de «Neito Pohjolan», passando pela ultra-rapidez de «Axe Of Judgement» e até pela inesperada toada dançável de «Two Of Spades», há muito para descobrir nesta viagem épica aos gloriosos tempos de outrora.

A acompanhar os finlandeses ENSIFERUM nestes dois espectáculos vão estar os CRUZ DE FERRO, uma das mais aplaudidas revelações nacionais dos últimos anos no espectro do heavy metal tradicional e de raízes old school. Vencedor da categoria “Melhor Banda Nacional Sem Contrato” no balanço de 2013 da revista LOUD!, o quarteto ribatejano juntou-se no início de 2010, em Torres Novas, materializando uma ideia de longa data de Ricardo Pombo, guitarrista, vocalista e principal responsável pela composição do material do grupo. Em Agosto de 2012, Pombo entra em estúdio – acompanhado por João Pereira no baixo e Rui Jorge na guitarra – para, com a preciosa ajuda de Arlindo Cardoso (que gravou, masterizou, e tocou todas as bateristas), registar cinco temas para um EP de apresentação. «Guerreiros Do Metal» foi editado antes do ano chegar ao fim e, muito graças ao facto de cantarem única e exclusivamente em português e misturarem heavy metal portentoso com refrões épicos e harmonias que cruzam com solos tempestuosos, reuniu rapidamente consenso. Depois de muitos concertos de norte a sul do país e de alguns acertos a nível da formação (Bruno Guilherme substituiu recentemente David Gonzaga atrás da bateria), preparam-se para lançar o primeiro longa-duração, com o título «Morreremos De Pé».

Os bilhetes para o concerto custam 20€, à venda nos locais habituais. Reservas: Ticketline (1820). Em Espanha: Masqueticket

Abertura de Portas: 20h00 – Inicio espectáculo: 21h00

Fonte: Prime Artists

Advertisements
This entry was posted in Noticias and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s