Raio-XIS visita em pormenor Blame Zeus

O Raio-XIS revelado hoje, vêm do Porto com um “gostinho” especial, já que a banda que vos damos a conhecer mais um pouco já é nossa conhecida.

Os Blame Zeus são uma banda com um groove e uma presença em palco muito apelativa…mas são também uma banda de uma simpatia extrema que nos fazem sempre sentir entre amigos.

Deixamos as respostas abaixo…espero que sintam tanto prazer em ler como nós tivemos quando as recebemos!

unnamed (1)

 

  1. Qual o vosso percurso musical?

Os Blame Zeus começaram em 2010, com uma formação ligeiramente diferente, e tiveram um período criativo de aproximadamente 2 anos. No início de 2013 sai o anterior guitarrista e entra o André. Nessa altura achamos que estava na hora de ver a luz do dia e começamos a procurar actuações ao vivo. Nesse ano, em Setembro, completamos a nossa formação com o Vítor. Em 2014 decidimos apostar num álbum, e gravamos o “Identity” no estúdio da Raising Legends, com o produtor André Matos. Esse passo foi apoiado por um “crowdfunding” que fizemos, em que os nossos fãs e amigos contribuíram monetariamente para a finalização do projecto. Em Novembro de 2014 fizemos a primeira apresentação do álbum no Hard Club e, nesse mesmo mês, acompanhamos os R. A. M. P. na tourné nacional. Este ano lançamos o nosso primeiro videoclip e continuamos a promover o disco, sempre que possível com actuações ao vivo.

  1. Como caracterizam o vosso projecto?

O nosso projecto é principalmente algo desprovido de quaisquer convenções ou limitações, por isso é tão difícil rotular o tipo de música que fazemos. Acima de tudo, queremos sentir-nos bem a fazer música, sentir que estamos a fazer algo com qualidade e com a qual as pessoas se vão relacionar. O céu é o limite, portanto podemos dizer que adoramos o que fazemos, sem amarras, com toda a liberdade criativa.

  1. Quais as vossas referências no mundo da música?

Todos temos influências muito diferentes, desde jazz a metal, sem perder de vista o estilo principal: o rock. Podemos dizer que somos muito influenciados por bandas como Megadeth, Metallica, Tool, A Perfect Circle, In This Moment… e artistas como Jeff Buckley ou Fiona Apple… embora sejamos mais comparados a The Gathering ou Guano Apes.

  1. Como artistas o que vos encanta no mundo e se pudessem mudar a mentalidade das pessoas com a vossa música o que gostariam de mudar?

O que mais nos encanta é a capacidade que a música tem de unir as pessoas… desde que começamos a tocar ao vivo conhecemos imensa gente boa, pessoas com talento e humildade, e que desde então nos acompanham no nosso percurso. Mudar mentalidades é algo difícil, mas se tivéssemos que mudar algo, seria o facto de as pessoas não saírem de casa para verem música ao vivo!

  1. Local onde gostariam de tocar ao vivo? E com quem?

Não somos esquisitos, a não ser por questões de logística, todas as casas de música ao vivo estão na nossa lista mas, neste momento, gostaríamos de apelar a públicos mais vastos, portanto festivais são o nosso objectivo. Com quem? Não é relevante, mas com pessoal porreiro, responsável e que faça boa música!

  1. O que acham que seria necessário mudar em Portugal quanto ao apoio que existe aos novos projectos e novas bandas?

unnamedTudo, não existe apoio na realidade, aquele que existe são iniciativas para seu próprio benefício disfarçadas de oportunidades. É muito difícil encontrares iniciativas que apoiem novas bandas, que as compensem pelo seu trabalho e muito menos vêm de origens governamentais. Era preciso haver uma gestão cultural para apoiar todos os estilos de música mas, em tempos de “crise”, a cultura é a primeira coisa a cortar, infelizmente.

  1. Projectos para o futuro?

Em 2015 queremos continuar a promover o álbum, a tocar e entretanto já vamos compondo novo material para um segundo disco, que estimamos lançar na segunda metade do próximo ano.

  1. Por último descrevam-se numa única palavra

IDENTITY

Advertisements
This entry was posted in Raio-XIS and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s