Crítica: LOW TORQUE – “Croatoan”

A fast-paced, down n’ dirty, rockin’ collection that will haunt you…forever”. É este o aviso que encontramos na capa do novo disco dos Low Torque. “Croatoan” já se encontra à venda desde dia 13 de Fevereiro.

 LowTorqueX2

Sem medo mas muito expectante, abro o livreto e carrego no play. Em cada página e em cada faixa, temos à nossa espera um conto de horror onde nos deparamos com alguns dos monstros mais icónicos do universo folclórico, ou com uma história repleta de mistério.

Ao longo destes 10 monstruosos contos, é o poder do rock sulista, bem pesado, dos Low Torque, que serve de banda sonora a esta viagem por um mundo de fantasia…ou talvez real. Todo o imaginário aqui explorável está dignamente condimentado com um excelente trabalho gráfico, idealizado e realizado por André Teixeira [guitarrista] e Nuno Ribeiro Silva.

Entre as histórias que se contam em “Croatoan”, encontra-se “Sasquatch”, também conhecido como Bigfoot. Este é o tema de abertura e serve de mote aos 40 minutos de música que se seguem. Em “Stingy Jack”, o poder do riff de André Teixeira e a voz de Marco Resende, elevam os Low Torque a uma saudável semelhança para com Phill Anselmo e os seus Down. “El Chupacabra” discorre a sua sangrenta declaração de identidade ao som de um divertidíssimo swing rockeiro. A força contida nos primeiros momentos do tema que dá nome ao álbum, e que é inspirado na lenda de “Croatoan”, pôs-me na pele de quem volta a um lugar familiar e apenas encontra escombros. Nem um sinal de vida, nem um sinal de morte, apenas uma palavra escrita no chão…Para quem ainda tiver coragem de sobra, deixo o desafio de enfrentar os restantes cenários contidos nesta obra.

Assim se compõe uma verdadeira peça de arte. Um excelente casamento entre a música e o universo criado com os poemas cantados.

– Emanuel Roriz –

Advertisements
This entry was posted in Criticas & Reviews and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s