Raio-XIS visita em pormenor Franky Costanza

485592_10152309566484812_3246604422136556735_nA primeira vez que conhecemos pessoalmente Franky Costanza foi no Paradise Garage em Alcântara, chegamos cedo e subimos ao lounge que existe por lá e que nos permite descansar entre concertos num ambiente mais intimista.

Franky estava sentado numa das poltronas, phones nos ouvidos, baquetes nas mãos, enquanto em gestos ritmados ouvia o que mais tarde nos iria ser proporcionado.

Um semblante muito tranquilo, um sorriso nos lábios e uma simpatia para quem ia chegando, aliás que foi mantendo durante a noite no pré e no pós concerto. Lembro-me de ter pensado que provavelmente seria um baterista e de ter ficado intrigada de qual das bandas da noite fazia parte, o mistério foi resolvido logo ao primeiro acorde aquando da entrada de Dagoba.

Tem, e isto sem estar aqui a ser tendenciosa, a simplicidade que caracteriza os grandes, e se é algo que se pode dizer de Franky Costanza é que é imenso, tanto em talento como em personalidade.

Quando me foi proposta a entrada para este projecto, um dos objectivos era dá-lo a conhecer um pouco mais, numa das nossas rubricas. Nunca me passou pela cabeça que iria ter as suas respostas. Dizem que o mundo pertence aos audazes. Ainda bem que cometi a ousadia de o contactar.

E não me alongo mais, seguem as perguntas e as respostas, esperando que enquanto lêem  sintam um prazer semelhante ao que experimentei ao elaborar este Raio-Xis, que é já o segundo de 2015:

La première fois que nous connaissons personnellement Franky Costanza a été à le Paradise Garage dans Alcântara, nous arrivons tôt et montons aux salons qui existe par là et que nous il permet de reposer entre des concerts, dans un environnement plus intime.

Franky était assis dans un des fauteuils, phones dans les oreilles, baquettes dans les mains en mouvements rythmiques, il écoutait ce qui plus tard nos irait jouer.

Un visage très tranquille, un sourire ses lèvres et une sympathie pour qui arrive, en fait qu’il a maintenu pendant la nuit dans le pré et après le concert. Je me rappelle d’avoir pensé que serait probablement un batteur et d’avoir été intrigué qui des bandes de la nuit il faisait partie, le mystère a été résolu à première corde lors de l’entrée de Dagoba.

Sans être ici à être tendancieux Il a  la simplicité qui caractérise les grands, et si c’est quelque chose qui se peut dire de Franky Costanza est qu’il est immense, tant par le talent et la personnalité.

Quand j’étais tout d’abord proposé l’entrée pour ce projet, un des objectifs était de donner à apprendre un peu plus, sur une de notre rubriques, mais jamais j’ai a pensée qui irait avoir leurs réponses….ils disent que le monde appartienne aux audacieux….. Bien que j’ai commis l’audace de lui contacter.

Et je ne m’allonge plus, suivent les questions et les réponses, j’espère que vous vous sentez le plaisir dans la lecture que j’ai ressenti lors de l’exécution de ce qui est les deuxième terre-Xis de 2015:

1ª Como tem sido o teu percurso musical? / Comme a été ton parcours musical ?

Olá a todos os leitores e leitoras da Loudness.
O meu nome é Franky COSTANZA, nasci em Marselha (França) em 22-07-1980 e sou baterista.
Descobri a música aos 9 anos com as banda SCORPIONS e o “Wind of Change”, apaixonei-me completamente por este grupo e pelo Hard Rock!
De revistas em revistas, descobri mais e mais bandas que alimentaram a minha paixão: Guns N’Roses, Motley Crue, Aerosmith, Def Leppard, Extreme, AC/DC, Cinderella, Poison, Twisted Sister, Europe, Bon Jovi, Queen, Kiss, Skid Row etc… etc…
Um dia deparei-me com um vídeo de Motley Crue “Home Sweet Home” e descobri o som do baterista Tommy Lee, fiquei siderado com o espectáculo dele, com a batida e com o seu prazer tão comunicativo; senti vontade de me tornar baterista e logo após este choque que se tornou a minha obsessão, tracei a meta de me tornar um baterista profissional.
Começo a tocar bateria aos 13 anos fazendo covers das minhas bandas favoritas e depois disso rapidamente comecei a tocar com amigos guitarristas e baixistas para ganhar experiência de banda.
A minha sede de Metal é insaciável e gosto de todos os estilos: Hard FM, Heavy, Thrash, Death, Black… comprei todas as revistas e ia a todos os concertos, o que enriqueceu muito a minha cultura musical.
Até aos 18 anos, toquei com várias bandas de Hard Rock e Metal. (IMPERIAL por exemplo)
Aos 18 anos, juntei-me aos Dagoba e comecei a trabalhar na bateria mais a sério.
A banda Dagoba teve um sucesso crescente, o nosso primeiro álbum Dagoba saiu em 2003, depois começaram os nossos concertos e de seguida as tournées internacionais… e a nossa carreira estava lançada.
Em paralelo, em 2005 criei a BLAZING WAR MACHINE (Metal Extremo Sinfónico) com meu amigo de infância PHIL (teclado).
Também faço cada vez mais sessões como baterista de estúdio (Your Shapeless Beauty , Last Resortal , Vise Versa , Emma-O , Oreskah…)
Em 2006, criei a SERIAL DRUMMER uma marca de roupa e acessórios para Bateristas.
Passo, portanto 80% do meu tempo atrás da minha bateria.

Salut à tous les lecteurs et toutes les lectrices de Loudness Magazine.
Je me nomme Franky COSTANZA , je suis né à Marseille ( France ) le 22-07-1980 et je suis Batteur .
J’ai découvert la musique à l’âge de 9 ans grâce au groupe SCORPIONS et le titre « Wind of Change « , je suis complètement tombé amoureux de ce groupe et du Hard Rock !
De magazines en magazines , je découvre de plus en plus de groupes qui font grandir ma passion : Guns N Roses , Motley Crue , Aerosmith , Def Leppard , Extreme , AC/DC , Cinderella , Poison , Twisted Sister , Europe , Bon Jovi , Queen , Kiss, Skid Row etc etc .
Un jour je tombe sur une vidéo de Motley Crue « Home sweet Home « et je découvre le jeu du batteur Tommy Lee , je reste scotché devant son spectacle , sa frappe et son plaisir si communicatif ; l’envie de devenir batteur se fait ressentir et peu de temps après cet électrochoc qui deviendra mon obsession : je me fixe l’objectif de devenir Batteur professionnel .
Je démarre la batterie à 13 ans en faisant des reprises de mes groupes favoris puis très rapidement je commence à jouer avec des amis guitaristes ou bassistes pour acquérir de l’expérience en groupe .
Ma soif de Métal est insatiable et je me régale dans tous les styles : Hard FM , Heavy , Thrash , Death , Black…j’achète tous les magazines et me déplace à tous les concerts ce qui enrichit énormément ma culture musicale .
Jusqu’ à 18 ans , je joue avec plusieurs groupes locaux de Hard Rock et Métal. ( IMPERIAL par exemple )
A 18 ans , j’intègre DAGOBA et je commence à travailler la batterie plus sérieusement .
Le groupe DAGOBA connait un succès grandissant , nous sortons notre 1er album Dagoba en 2003 , nous enchainons les concerts puis les tournées internationales…Notre carrière est lancée.
En parallèle , je crée BLAZING WAR MACHINE ( Métal Extreme Symphonique ) en 2005 avec mon ami d’enfance PHIL ( Clavier ).
Je fais aussi de plus en plus de sessions en tant que batteur de studio ( Your Shapeless Beauty , Last Resortal , Vise Versa , Emma-O , Oreskah…)
En 2006 , je crée SERIAL DRUMMER une marque de vêtements et accessoires pour Batteurs.
( http://www.serialdrummer.com )

Je passe donc les 80% de mon temps derrière ma Batterie.

1495401_10153057808894812_4961093359515603270_o2º As bandanas que usas e que são criadas por ti são fabulosas aonde encontras a inspiração para as tuas criações?/Les bandanas que tu utilises et qu’ils sont créés par toi sont fabuleux, où trouves l’inspiration pour tes créations ?

Muito Obrigado! Fico feliz por gostarem.
Gosto muito da estética gótica, barroca, Glam, Steam Punk…Simplesmente abro o Photoshop e dou asas à minha imaginação. / Merci beaucoup ! Ça me fait plaisir .J’aime beaucoup l’esthétique Gothique , Baroque , Glam , Steam Punk…Je me mets devant Photoshop et je laisse libre cours à mes idées.

3º Referências do mundo da música? / Références du monde de la musique ?

As minhas principais referências e influências são músicos ou bandas, como por exemplo: / Mes principales références et influences sont des musiciens ou des groupes comme :

Tommy LEE & MOTLEY CRU, Vinnie PAUL & PANTERA,Klaus MEINE & Rudolf SCHENKER SCORPIONS, Freddie MERCURY & QUEEN, Axl ROSE & GUNS N’ROSES, Nick BARKER & CRADLE OF FILTH/DIMMU BORGIR, Dani FILTH & CRADLE OF FILTH, Joey DE MAIO & MANOWAR, Mille PETROZZA & KREATOR,Chuck SCHULDINER & DEATH,Pete SANDOVAL & MORBID ANGEL

4º Quais os teus filmes/livros favoritos?/Quels sont ton livres/films préférés ?

Eduardo Mãos deTesoura, O Corvo, Conan o Bárbaro, I am Sam, Motley Crue : The Dirt, A trilogia de O Padrinho, Sagas Rocky & Rambo, Alta Segurança, O Lutador, Forrest Gump…/ Edward aux mains d’argent , The Crow , Conan le Barbare , Sam je suis Sam , Motley Crue : The Dirt , Parrain Triolgie , Sagas Rocky & Rambo , Haute Sécurité , Over the Top , Forrest Gump…

5º O que te encanta no mundo enquanto artista?/Ce qui t’enchante dans le monde comme artiste ?

Descobrir uma nova banda ou um novo baterista que me surpreenda e mexa comigo
! Adoro isso. / Découvrir un nouveau groupe ou nouveau batteur qui me surprend et me met une claque monumentale ! J’adore ça.

6º O que achas de Portugal? Para quando o vosso regresso?/ Que pense tu de Portugal ? Et pour quand votre retour ?

Gostei muito de ter visitado Portugal na nossa última tournée, mas foi tudo muito rápido!
Mas tudo muito giro.
Inclusive, consegui fazer um pequeno video memória enquanto viajávamos no camião na
chegada a Lisboa!A recepção foi excelente tanto a nível musical como a nível humano! Obrigado
Espero voltar muito em breve. Também sou um fã de bandas como os  MOONSPELL e HEAVENWOOD. / J’ai beaucoup apprécié visiter le Portugal lors de notre dernière tournée  , même si ce fut très rapide ! C’était très beau . D’ailleurs , j’ai réussi à faire une courte vidéo souvenir pendant que nous étions dans le camion en arrivant à Lisbonne ! J’espère qu’on y reviendra très bientôt . Je suis aussi Fan de groupes comme MOONSPELL et HEAVENWOOD

7º Se a tua música pudesse mudar alguma coisa na mentalidade das pessoas o que gostarias que fosse? /Si ta musique pouvait changer quelque chose dans la mentalité des personnes c’est que tu aimerais que c’était ?

O julgamento: o facto de não julgar rapidamente as pessoas pela sua aparência / Le jugement : le fait de ne pas juger rapidement les personnes sur leurs apparences

8º Define-te em uma palavra /  Te définit dans un mot

Apaixonado / Passionné

1924893_10152777218234812_5340351759242603424_n9º Por último, deixa uma mensagem aos teus fãs e seguidores portugueses. / Finalement, laisse un message à tes fans et à partisans portugais.

Obrigado a todas as pessoas que nos apoiam em Portugal! Espero voltarmos muito em breve
ao vosso magnífico país.
Apenas como uma pequena curiosidade, acabo de ser convidado por um grupo português para tocar no seu próximo
álbum, mas não posso contar mais nada. Será uma surpresa! / Merci à toutes les personnes qui nous soutiennent au Portugal ! J’espère que nous reviendrons très bientôt dans votre beau pays . Pour la petite anecdote , je viens d’être invité par un groupe portugais pour jouer sur leur prochain album mais je ne peux pas en dire plus pour le moment , ce sera la surprise !

Obrigado à Loudness por me ter dado a palavra! / Merci à Loudness Magazine de m’avoir donné la parole !

Até breve / A bientôt

FRANKY COSTANZA

Uma última nota:

A Loudness preferiu manter este Raio-XIS em formato bilingue porque acredita em primeiro lugar que as respostas dadas pelos artistas deveram ser mantidas no original, já que em tradução se poderá por vezes perder o contexto e em segundo lugar porque acreditamos que a generosidade demonstrada pelo Franky deve ser homenageada da melhor forma possível e uma delas será ter os textos na sua língua mãe. Esperamos que compreendam e que nos desculpem pelo alongar do texto.

Fica um até já e vemos-nos no próximo Raio-XIS, esperamos que tenham gostado.

Une dernière note :

Loudness a préféré maintenir ce Raio-XIS dans format bilingue parce qu’il croit en premier lieu que les réponses données par les artistes devenaient être maintenues dans l’original, depuis dans traduction il se peut parfois perdre le contexte et dans seconde place parce que nous croyons que la générosité démontrée par Franky doit être rendue hommage de meilleure forme possible et un d’elles sera avoir les textes dans sa langue mère. Nous espérons que vous comprennent et qu’ils nous excusent l’allonger du texte.

Il reste un à bientôt et aux prochaine Raio-XIS, nous espérons que vous avez apprécié.

Rock on!

Reportagem by: Loudness

Tradução: Olga Martins

This entry was posted in Raio-XIS and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

